Que tipo de usuário da Internet vc é?

domingo, 14 de março de 2010

Benefícios e Malefícios da Internet

Sabemos que a Internet veio para modificar o mundo drásticamente, e seu objetivo foi alcançado. Através da Internet temos a facilidade e a melhor mobilidade de acessar conteúdos de outros lugares do planeta. A internet revolucionou a história mundial. Sem ela, por exemplo, você não estaria visualizando esse Blog. Ela nasceu graças a Segunda Guerra Mundial, onde os militares precisavam se comunicar com outros militares em uma grande distância sem o uso de telefones ou rádios amadores, pois esses dispositivos poderiam ser grampeados através de uma escuta telefônica.
Atualmente, a Internet tem o poder de controlar várias maquinas. Por exemplo, através dela, um veterinário pode controlar um braço mecânico e fazer uma operação em um animal, mesmo sendo de países diferentes. Segundo informações, isso também será posível em seres humanos.
Entretanto, apesar das vastas vantagens que ela nos proporciona, ela também causa sérios problemas se falarmos no intelecto das pessoas. vamos aos exemplos práticos: se a professora de Literatura nos pedir para lermos um determinado livro para fazer uma prova, ou se certo livro for cair em um vestibular, preferimos sempre procurar o resumo do livro no Google do que lermos o livro inteiro. Pensando por um lado, o resumo ajudará muito porque assim focalizaremos apenas o que é mais importante no livro. Mas por outro lado, não raciocinamos, porque a leitura de um livro requer dias, e isso exige que nossa máxima atenção, para sabermos o que lemos no dia anterior e montar a história em nossa imaginação, como um quebra cabeça.
Sabemos também que a leitura constante melhora a nossa capacidade de ler e escrever melhor, e mais importante, a interpretação de textos e perguntas em um vestibular, por exemplo, se torna cada vez maior.
Não só pelo lado da leitura, mas também pessoas que apenas buscam respostas na internet perdem a capacidade de diálogo com outras pessoas. Muitas vezes, se tornam pessoas frias e calculistas. Tornam-se, melhor dizendo, máquinas ou escravas da Internet. Devemos ter consciência e saber dosar o uso da internet.
Comentem, pois sua opinião é indispensável para o desenvolvimento desse Blog. Obrigado a todos.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente, pois hj o mundo não está o mesmo no sentido da educação, amizade e tbm confiabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Uma droga que blog horrivel meu filho vc não tem o que fazer nossa que tosco....

    Marcos Antonio

    ResponderExcluir
  3. Se não gostou não participe otário!

    ResponderExcluir